Avaliação do estado de conservação. Proposta de possíveis intervenções corretivas ou de melhoria.
Pretende-se avaliar o estado de conservação do edifício ou elementos em análise, definindo prioridades de intervenção e possíveis soluções a adotar, cuja execução será colocada à consideração do Dono de Obra.
Para tal, é realizada uma Inspeção Técnica aos locais e elementos em análise, para identificação e caracterização dos materiais e sistemas em presença, assim como para avaliação do seu estado de conservação, incluindo o levantamento e registo de danos e anomalias.
A abrangência e profundidade das ações de inspeção e diagnóstico a realizar dependem do estado de conservação do edifício e dos objetivos que se pretendem atingir. (ver patologia de edifícios / inspeção e diagnóstico)
Na análise de patologia são tidas em consideração todas as informações relevantes transmitidas pelos proprietários, condomínio, utilizadores ou outros, assim como de registos documentais existentes (projetos, elementos de fiscalização de obra, registo de intervenções anteriores, fotografias, entre outros).
São identificadas as causas na origem dos eventuais danos e anomalias existentes e caracterizada a sua evolução futura prevista.
São propostas diferentes Soluções de Intervenção possíveis, para correção de danos existentes ou para melhoria do desempenho futuro dos elementos inspecionados, incluindo estimativa orçamental com base em preços correntes de mercado e indicação de vantagens e desvantagens associadas a cada uma.